REGIÃO SUL

Região Sul

A Região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo um grande polo econômico, turístico e cultural do Brasil, com características bem acentuadas de sua colonização europeia.

A Região Sul se destaca em suas condições sociais, pois conta com um dos maiores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. O Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul juntos estão entre os principais estados com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita, e também são destaque quando o assunto é a alfabetização da população. Além disso, possuem o menor índice de incidência de pobreza. Na economia são fortes nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.

Sua história é marcada pela grande influência da imigração europeia, tendo como sua maior característica e diferenciais os costumes, a arquitetura e a gastronomia. Além das belezas das suas cidades, parques, praias e pontos turísticos que atraem pessoas do país todo, seja pelo clima mais ameno, como pela formação cultural, que a difere de outras regiões brasileiras devido a essa atuação intensa da colonização dos povos europeus.

Na economia são fortes nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

INSCREVA-SE
Open chat