24º ENESUL - Encontro de Economistas da Região Sul
O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) promove o 24º Encontro dos Economistas da Região Sul (ENESUL), nos dias 27 e 28 de agosto de 2020, que irá reunir economistas de referência nacional e regional para debates sobre temas atuais da política econômica nacional e regional. O evento, que terá como tema Principal neste ano “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”, é voltado para economistas, estudantes dos cursos de ciências econômicas e ainda para a população em geral, como forma de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. O ENESUL é promovido anualmente, em sistema de rodízio, entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Neste ano o ENESUL terá como Tema Principal: “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional” onde economistas de referência nacional e regional vão expor suas visões a respeito do tema, previamente oferecidas em textos especialmente elaborados e postos ao alcance dos participantes. Serão avaliações e análises do trabalho na esfera pública para o desenvolvimento integrado de uma micro ou macrorregião.
O ENESUL surgiu de uma discussão regional de temas do interesse da categoria dos economistas, que se reúnem anualmente, no segundo semestre de cada ano, em eventos de âmbito nacional como: o Congresso Brasileiro de Economistas (CBE), em anos ímpares, e o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), em anos pares. Assim, para subsidiar as discussões em nível nacional, os Encontros Regionais são realizados a cada ano anterior ao do evento nacional.
Neste ano de 2020, a promoção e organização do 24ª edição do ENESUL será realizada pelo CoreconPR, e contará com a participação de Universidades e das principais instituições de pesquisa dos setores público e privado dos três estados da região Sul, para abordar, discutir e refletir sobre os temas definidos na programação, os quais remetem à economia nacional e à sociedade brasileira.
Em virtude da pandemia, que inesperadamente assolou todo o planeta, o evento também teve que se adequar e se reinventar no formato para sua realização, seguindo as instruções e recomendações dos órgãos competentes da saúde pública. Excepcionalmente nesta edição, as atividades não serão presenciais, devendo as apresentações ocorrerão na forma de videoconferências e com assistência virtual dos participantes, porém procurando manter a mesma dinâmica das edições anteriores nos demais aspectos.