O EVENTO

27º ENESUL - Encontro de Economistas da Região Sul

O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) promove o 27º Encontro dos Economistas da Região Sul (ENESUL), nos dias 24 e 25 de agosto de 2023, que irá reunir economistas de referência nacional e regional para debates sobre temas atuais da política econômica nacional e regional. O evento, que terá como tema Principal neste ano “Transformação Digital na Economial”, é voltado para economistas, estudantes dos cursos de ciências econômicas e ainda para a população em geral, como forma de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. O ENESUL é promovido anualmente, em sistema de rodízio, entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Neste ano o ENESUL terá como Tema Principal: “Transformação Digital na Economia” onde economistas de referência nacional e regional vão expor suas visões a respeito do tema. Serão avaliações e análises do trabalho na esfera pública para o desenvolvimento integrado de uma micro ou macrorregião.

O ENESUL surgiu de uma discussão regional de temas do interesse da categoria dos economistas, que se reúnem anualmente, no segundo semestre de cada ano, em eventos de âmbito nacional como: o Congresso Brasileiro de Economistas (CBE), em anos ímpares, e o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), em anos pares. Assim, para subsidiar as discussões em nível nacional, os Encontros Regionais são realizados a cada ano anterior ao do evento nacional.

Neste ano de 2023, a promoção e organização do 27ª edição do ENESUL será realizada pelo CoreconPR, e contará com a participação de Universidades e das principais instituições de pesquisa dos setores público e privado dos três estados da região Sul, para abordar, discutir e refletir sobre os temas definidos na programação, os quais remetem à economia nacional e à sociedade brasileira.


O 27º ENESUL - Encontro de Economistas da Região Sul coloca em discussão o tema principal: Transformação Digital na Economia.

PALESTRA MAGNA: Palestra como Economista e Doutor Marcelo Luis Curado, que é Diretor Administrativo Financeiro da AGEPAR – Agência

Reguladora do Estado do Paraná, e vai o tema principal do evento: Transformação Digital na Economia.

PAINEL I: Desafios do desenvolvimento, crescimento e distribuição de renda.

PAINEL II: Transformação Digital/Competitividade.

PAINEL III: Crise dos bancos digitais – Criptomoedas.

INSCREVA-SE