PROGRAMAÇÃO

4º ENCONTRO DE PERITOS EM ECONOMIA E FINANÇAS DA REGIÃO SUL

14H00 ÀS 14H30 – TEMA: O QUE ESPERA DOS PERITOS ECONOMISTAS? 

Palestrante: Desembargador Luiz Henrique Miranda – Bacharel em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, promovido ao cargo de Juiz de Direito Substituto em 2º grau do Tribunal de Justiça do Paraná e, em setembro de 2022, foi promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, atuando na 18ª Câmara Cível.

14H30 ÀS 15H00 – TEMA: O MERCADO DE TRABALHO DA PERÍCIA PARA FUTUROS PROFISSIONAIS. 

Palestrante: Econ. Paulo Roberto Godoy– Economista, Administrador e especialista em Gerência Econômico-Financeira. Perito Judicial Registrado no Cadastro de Auxiliares da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – CAJU.

15H00 ÀS 15H30 – TEMA: RECUPERAÇÃO JUDICIAL: CONCEITOS, VANTAGENS, PANORAMA DA RJ NO BRASIL E PARANÁ. 

Palestrante: Juíza Dra. Mariana Gluszcynki Fowler Gusso – Juíza da 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de Curitiba

15H30 ÀS 16H00 – TEMA: RECUPERAÇÃO JUDICIAL POR ECONOMISTAS 

Palestrante do CoreconPR: Econ. Perito Eduardo Andre Cosentino – Economista e Administrador de Empresas, especialista em Gestão Pública pela UFPR, sócio executivo do Grupo Aliest Capital, Conselheiro e Coordenador do Núcleo de Peritos, Mediadores do CoreconPR do CoreconPR. 

Moderadora: Econ. Maria Gabriela Fernandes da Silva Nauicak – Conselheira e membro do Núcleo de Peritos, Mediadores do CoreconPR.

16H00 ÀS 16H30 – TEMA: PERÍCIA TRABALHISTA – LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA, APÓS A REFORMA TRABALHISTA: NUANCE DA ADC 58. 

Palestrante do CoreconRS: Econ. Gustavo da Cunha Raupp – Professor Universitário, ministrando as Unidades Curriculares de Administração de Finanças, Contabilidade Gerencial, Gestão Financeira, Custos de RH, Noções Básicas do Mercado Financeiro, bem como, Perícia Econômica.  Conselheiro do CORECON_RS (2020-2023). bem como membro da Comissão de Trabalho de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem, do COFECON (Conselho Federal de Economia).

Moderadora: Econ. Ivani da Silva Arnhold – Economista e Matemática, Mestra em Desenvolvimento Econômico, perita-econômico-financeira e atua na Associação dos Professores da UFPR – APUFPR, conselheira do CoreconPR.  

16H30 ÀS 17H00 – TEMA DA PALESTRA: AUTENTICIDADE E VERACIDADE DE DOCUMENTOS E ASSINATURAS NA PERÍCIA. 

Palestrante CoreconSC: Econ. Silvânia Madaloz Barbosa

Moderadora: Econ. Ivani da Silva Arnhold – Economista e Matemática, Mestra em Desenvolvimento Econômico, perita-econômico-financeira e atua na Associação dos Professores da UFPR – APUFPR, conselheira do CoreconPR.  

17H30 ÀS 17H30 – COFFEE BREAK.

 

27º ENESUL – ENCONTRO DE ECONOMISTAS DA REGIÃO SUL

17H00 ÀS 19H30 – CREDENCIAMENTO

19H30 ÀS 20H00 – SOLENIDADE ABERTURA DO 27º ENESUL – Presidente do CoreconPR, Presidente do CoreconRS, Presidente do CoreconSC, representante do Cofecon e Autoridades. 

20H00 ÀS 21H00 – PALESTRA MAGNA – “OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO ECONÔMICA NO BRASIL”. 

Palestrante: Econ. Dr. Marcelo Luis Curado – Economista. Professor titular do departamento de economia da UFPR, Professor do programa de mestrado profissional da UFPR, Professor do programa de mestrado e doutorado em desenvolvimento econômico da UFPR, atual Diretor Administrativo Financeiro da AGEPAR – Agência Reguladora do Estado do Paraná. 

21H00 – COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO

Confira aqui os currículos dos palestrantes e moderadores

Manhã: 

07H30 ÀS 08H00 – CREDENCIAMENTO 

08H30 ÀS 10H00 – PAINEL I: DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. 

08h30 às 09h00 – Palestrante CoreconPR: Econ. Pery Francisco de Assis Shikida – Economista. Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Pós Doutor em Economia pela FGV, professor associado pela UNIOESTE Toledo, Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER.

09h00 às 09h30 – Palestrante CoreconRS: Econ. Ms. Monica Beatriz Mattia – Economista pela Universidade de Caxias do Sul, mestre em Economia pela UFRS, atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul com pesquisas e projetos desenvolvidas na área de desenvolvimento regional e com atuação nas disciplinas de Contabilidade Social, Economia do Setor Público e Macroeconomia.     

09h30 às 10h00 – Palestrante CoreconSC: Econ. Dr. Adriano de Amarante – Economista pela UFSC, mestre e doutor em economia pela UFRS, atuou como economista na Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC, atualmente é Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de desenvolvimento regional e urbano e economia da energia com atuação nas disciplinas de Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Métodos Quantitativos e Teoria Microeconômica.

Moderador: Econ. Dr. Lauro Chaves Neto – Conselheiro do Conselho Federal de Economia, Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, Professor da UECE, Assessor Econômico da FIEC e Consultor. Foi Presidente do Conselho Regional de Economia e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

10h00 às 10h30 – Coffee Break 

10H30 ÀS 12H00 – PAINEL II: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL/COMPETITIVIDADE 

10h30 às 11h00 – Palestrante CoreconPR: Econ. Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto – Economista pela UFRRJ, mestre e doutor em Integração da América Latina – USP, professor universitário e de pós-graduação, diretor da empresa Amauta com foco em Economia Criativa, inovação e empreendedorismo.

11h00 às 11h30 – Palestrante CoreconRS: Econ. Tiago Alves Pinto de Lemos – Economista pela UFRGS, conselheiro da Ibrause Consultoria e Informática, fundador da empresa Moov Consultoria em Inovação, conselheiro do Conselho de Administração da Sulgás – Cia. de Gás do Rio Grande do Sul.

11h30 às 12h00 – Palestrante CoreconSC: Econ. Alisson Jaroszewski – Economista na área industrial, análise de custos e formação de preços. Responsável pelas análises de custeio e orçamento de três fábricas da Nidec Global Appliance, em Santa Catarina.

Moderadora: Econ. Dra. Adriana Ripka – Economista, doutora e mestre em Tecnologia e Sociedade, conselheira do CoreconPR e professora da Universidade Positivo. 

12h00 às 14h00 – Intervalo para Almoço 

14H00 ÀS 16H00 – PAINEL III: CRISE DOS BANCOS DIGITAIS – CRIPTOMOEDAS

14h00 às 14h30 – Palestrante CoreconPR: Econ. Khalil Gamel El Tassa – Expertise em criptoativos, analista técnico, pesquisa científica e experiência na área de CX e UX. Produtor de conteúdo sobre Criptomoedas no canal Vector Brasil, responsável também pelo Onboarding de Criptomoedas da Neológica.

14h30 às 15h00 – Palestrante CoreconRS: Econ. Francisco Eduardo Köhler Dal Ri – Economista, MBA em finanças e mercado de capitais Assessor de investimentos Gestor e diretor responsável da Reddere Investimentos, escritório credenciado ao Safra Invest.

15h00 às 15h30 – Palestrante CoreconSC: Econ. Fernando Jaques de Borba – CEO e Sócio da Line Invest. Economista com especialização em finanças. Sócio da Line Invest, Escritório vinculado ao Banco BTG Pactual. Assessor de Investimentos credenciado pela ANCORD e CVM, com mais de 15 anos de experiência no Mercado de Capitais.

Moderadora: Fernanda Frankenberger Silva – Doutora em Administração Estratégica, mestre em Administração Estratégica, especialista em Gestão Empresarial e coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Positivo.

15h30 às 16h30 – Encerramento – Econ. Celso Machado, Presidente do CoreconPR, Econ. Guilherme Stein, Presidente do CoreconRS e Econ. André Luiz Koerich, Presidente do CoreconSC e representante do Cofecon.

Confira aqui os currículos dos palestrantes e moderadores

INSCREVA-SE