PALESTRANTES

Econ. Dr. Antonio Corrêa de Lacerda


É o atual presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor-doutor e diretor da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Lacerda foi economista-chefe e diretor de economia de empresas e organizações, e atua como consultor econômico. É articulista assíduo de publicações, comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura) e autor de cerca de 20 livros na sua área de atuação, tendo sido um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, na área de economia, no ano 2001, pelo seu livro “Desnacionalização”. Fará a PALESTRA MAGNA com o tema "O papel do Estado no Desenvolvimento Regional".

Econ. Dra. Augusta Pelinski


Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Economia, do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. E também do curso de Economia na Universidade Estadual de Ponta Grossa e é Conselheira Suplente do CoreconPR. Escreve Boletins mensais sobre o emprego, segurança, crescimento econômico, etc, acerca da região do Campos Gerais, com divulgação para toda a comunidade. Ganhou diversos prêmios ao desenvolver trabalhos/artigos na área de desenvolvimento regional. Suas pesquisas abrangem as áreas: desenvolvimento regional, desenvolvimento agrícola, desenvolvimento econômico, e desenvolvimento social.

Econ. Dr. Felipe Garcia Ribeiro


Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência como Secretário Adjunto e Assessor Especial de Política Econômica no Ministério da Economia. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também foi Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É líder do grupo de pesquisa "Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais" da UFPel. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas.

Econ. Dr. Marcos Vinicio Wink Junior


Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV). Doutorado em Economia (Ênfase em Economia Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE-UFRGS). Com período sanduíche realizado na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas e Métodos Econométricos.

Econ. Dra. Mirian Beatriz Schneider


Graduada em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1998). Doutora em História Econômica pela Universidade de León (2003). Pós Doutora em Economia Aplicada pela USP (2010). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR. Atuando Colegiados do Curso de Ciências Econômicas e nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e de Economia. Também atua como Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Economia do Paraná. Tem experiência na área de Economia Brasileira, Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico, principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, políticas comerciais, agricultura brasileira, desenvolvimento regional e integração Econômica.

Econ. Dr. Jandir Ferrera de Lima


Ph.D. em Desenvolvimento regional pela Universidade do Québec (Canadá). É mestre em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (RS). Atualmente é: - Professor do Departamento de Economia e do mestrado e doutorado em Desenvolvimento da Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); - Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da UNIOESTE, desde 2015; - Pesquisador associado do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Territorial do Canadá, desde 2006; - Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC); - Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); - Debatedor convidado do Programa Jogo Aberto – TV Tarobá / Bandeirantes – Cascavel (PR); - Possui uma centena de papers e textos acadêmicos publicados em revistas científicas no Brasil e no Exterior. - É autor de dois livros publicados na Europa – A Difusão Espacial do Desenvolvimento Econômico (2010) e Geoeconomia e Desenvolvimento Regional (2012).

Econ. Ms. Eduardo Alexandre Corrêa de Machado


Graduado em Ciências Econômicas pela UFSC. MBA em Administração Global pela Universidade de Lisboa (Portugal/ESAG). MBA em Investimentos e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Mestre em Administração pela Unisul. Há 14 anos é funcionário da Agência de Fomento do Estado (Badesc), onde já atuou como: - analista de Planejamento e Financeiro; - gerente de Auditoria Interna e de Planejamento e Inovação. Atualmente é o Diretor-Presidente da Instituição.

Econ. Dr. Flavio Vasconcellos Comim


Economista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo e pela universidade de Cambridge. Doutorado (PhD) em Economia pela University of Cambridge. Pós-doutorado na Universidade de Cambridge e na Universidade de Harvard . Já foi economista sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil onde coordenou o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano de 2009-2010. Já foi consultor também de várias agências internacionais como a Unesco, FAO, OMS e PNUMA. Já co-editou vários livros por editoras internacionais de prestígio como a Cambridge University Press, a Oxford University Press e a Palgrave Macmillan. Tem trabalhos na área de desigualdade, pobreza, educação e abordagem das capacitações de Amartya Sen. Atualmente é professor titular da Universidade Ramon Llull em Barcelona e professor afiliado da Universidade de Cambridge.

Econ. Dr. Luís Alberto Ferreira Garcia


Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Especialista em Teoria Econômica pela UFPR. Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Professor de Ciências Econômicas e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada da UNIOESTE, Campus de Cascavel. Atua nas áreas de economia aplicada e economia industrial com os temas: competitividade empresarial em complexos industriais e agroindustriais, cadeia produtiva do frango de corte, complexo agroindustrial tritícola, métodos quantitativos e modelos econométricos. Na UNIOESTE ocupou ainda os cargos de: - Chefe do Departamento de Economia; - Assessor Especial de Projetos; - Pró-reitor de Administração; - Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas. Foi Conselheiro Suplente do CoreconPR por dois mandatos e atualmente é Conselheiro Efetivo.

Econ. Dr. José Guilherme Silva Vieira


Graduado em Ciências Econômicas pela FURG/RS. Mestre e Doutor em Economia pela UFPR. Chefe do Departamento de Economia da UFPR. Foi bancário e professor das Faculdades Santa Cruz, PUC e Universidade Positivo. É analista de Projetos e Auditor, e ainda membro do Comitê de Auditoria Estatutária da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

Econ. Dr. Mário de Lima


Doutor e mestre em economia do desenvolvimento pela PUC/RS. Atuou nas áreas de finanças públicas, políticas públicas, desenvolvimento econômico e desenvolvimento regional, urbano e metropolitano. Na gestão pública atuou como assessor, coordenador de planejamento orçamentário, financeiro e supervisor. Nas atividades de assistência técnica, assessoria e consultoria atuou em diversos projetos de modernização de municípios brasileiros. Foi membro de grupo de pesquisa da PUC/RS com a Université Paris Ouest Nanterre (La Defense), sobre dinâmicas socioeconômicas em aglomerações urbanas e metropolitanas, em um estudo comparativo de regiões metropolitanas no Brasil e na França. Atualmente é economista no Gabinete do Secretário Municipal da Fazenda de Porto Alegre - RS. Preside a Comissão de Delegação e Controle do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre - RS. Também é conselheiro do CORECON-RS.

Econ. Ms. Waldemar Bornhausen Neto


Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Gestão Estratégica pela ESAG. MBA em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Moderna de Lisboa – Portugal. Máster Spécialisé em Gestão da Inovação na Ecole Nationale Supérieure dês Mines de Saint Étiene – França. Atuou por 30 anos na área administrativa das Centrais Elétricas de Santa Catarina. Atualmente é Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município de São José/SC.

Econ. Dra. Cintia Rubim de Souza Netto


Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como docente de graduação há 16 anos nos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Relações Internacionais e Direito. Tem experiência em consultoria de projetos nas áreas de serviços e indústria. Lecionou nos programas de pós graduação do UNICURITIBA, PUC-PR e Universidade Positivo, com ênfase nas disciplinas de Teoria Econômica e Economia Internacional. Atualmente coordena o curso de Ciências Econômicas da Universidade Positivo.
INSCREVA-SE
Open chat